Primeiro-ministro do Reino Unido renuncia ao cargo
Keir Starmer vinha sofrendo pressão para deixar o cargo há meses.

Foto: Simon Dawson/ No 10 Downing Street/Flickr.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, anunciou na manhã desta segunda-feira (22) que vai renunciar. Outra pessoa vai assumir o cargo até parlamento retorne em setembro.
Há dois anos no poder, Starmer vinha sofrendo pressão há meses para deixar a liderança do Partido Trabalhista. Porém, a situação se intensificou deste a última quinta-feira (19) quando Andy Burnham, principal rival trabalhista do premiê e favorito ao cargo, conquistou uma cadeira dentro do parlamento.
Burngham é visto como uma pessoa capaz de revitalizar e reconquistar o apoio necessário ao partido devido sua habilidade de comunicação.
Em seu discurso, Starmer afirmou que conversou com rei Charles e que vai solicitar a comitê executivo nacional do seu partido um cronograma para a escolha do novo líder. Além disso, ele disse que prestará o seu "total apoio" ao sucessor e que o mesmo herdará uma " Grã-Bretanha mais forte e justa do que aquela que herdei há dois anos”.
Por fim, o premiê agradeceu aos amigos, colegas, servidores públicos e afirmou que vai dedicar o seu tempo para a família.
As indicações para o cargo poderão ser feitas a partir do dia 9 de julho. Para alcançar a vitória, o candidato deverá garantir apoio de 20% dos 403 membros trabalhistas do parlamento, além de organizações da base do partido e organizações filiadas.
Caso mais de uma pessoa consiga esse resultado, o novo primeiro-ministro deverá ser decidido por meio de uma votação de todos os membros afiliados ao Partido Trabalhista.
O novo premiê será o sétimo chefe de governo do Reino Unido em dez anos.


