Primeiros casos da subvariante ômicron XQ começam a aparecer no Brasil

Instituto Butantan sequenciou os dois casos registrados em São Paulo

Por Da Redação
Ás

Primeiros casos da subvariante ômicron XQ começam a aparecer no Brasil

Foto: Reprodução/Freepik

Os dois primeiros casos de Covid-19 com a subvariante XQ (combinação das sublinhagens BA 1.1 e BA.2 da ômicron) foram registrados no Brasil, na cidade de São Paulo (SP).

Após identificado, os casos foram sequenciados pelo Instituto Butantan, que apresentou importante desempenho durante a pandemia, inclusive com os estudos que viabilizaram a vacina CoronaVac.

Junto com a Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, o Instituto confirmou os casos, mas não divulgou detalhes sobre as pessoas infectadas. Segundo o sistema internacional de classificação e registro de novas linhagens conhecido como Pango, 49 casos de variantes recombinantes do tipo já tinham sido registrados na Inglaterra e no País de Gales. 

Uma recombinação ocorre quando um indivíduo é infectado com duas ou mais variantes ao mesmo tempo, resultando em uma mistura de seu material genético dentro do corpo do paciente. Mas não é o mesmo que ocorre com XQ, que não é decorrente de quando indivíduo é infectado por duas variantes ao mesmo tempo. A XQ é uma mistura das duas sublinhagens da ômicron: BA.1.1 e BA.2. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário