Principais cidades turísticas do Brasil têm 42% das praias poluídas
No total, foram incluídas as 31 cidades do litoral brasileiro que recebem mais visitantes

Foto: Eduardo Anizelli / Folhapress / Reprodução
As principais cidades turísticas do Brasil têm 42% das praias poluídas, de acordo com o levantamento da Folha de S, Paulo. No total, foram incluídas as 31 cidades do litoral brasileiro que recebem mais visitantes.
Nesses municípios, 42% dos 663 pontos monitorados tiveram a água avaliada como ruim ou péssima entre novembro de 2018 e outubro de 2019. Isso revela que as águas estavam impróprios para banho.
Os dados indicam uma piora. Em 2018, 40% dessas praias consideradas prioritárias estavam ruins ou péssimas, e em 2016 e 2017, 35%.A tendência também é de alta quando se considera todos os mais de mil pontos monitorados no litoral brasileiro: 35% foram classificados como sujos neste ano, sendo que quatro anos atrás eram 29%.
No Nordeste, segundo o levantamento, um a cada três pontos monitorados ficou impróprio em mais da metade do ano. Na capital baiana, dos 37 pontos medidos, 26 são ruins ou péssimos. A pesquisa revela Salvador tem 81% de cobertura de coleta de esgoto, e apenas duas praias estão boas: Aleluia e Ponta de Nossa Senhora).