Privatização: Rui nega que Bahia use mesmo modelo proposto por Bolsonaro
O petista afirmou que as atitudes não embasadas do presidente fazem o Brasil ser motivo de piada

Foto: Reprodução
O governador Rui Costa criticou na manhã desta quinta-feira (29), o decreto feito pelo presidente Jair Bolsonaro que abria brechas para a privatização do SUS.
O petista foi categórico ao afirmar que as atitudes não embasadas do presidente fazem o Brasil ser motivo de piada.
"O Brasil infelizmente elegeu um presidente que não conhece nada de coisa nenhuma. Todo dia ele anuncia um negócio porque alguém soltou no ouvido dele. Do mesmo jeito que ele emite opinião, no segundo gole ele retira. O Brasil tá sendo conduzido assim. Vira motivo de piada internacional. Como se contava piada de português hoje se conta piada do presidente do Brasil", revelou.
O governador negou ainda o modelo utilizado na Bahia de gestão de unidades de saúde seja igual ao que o governo Bolsonaro pretendia implantar.
"UBS não é do governo federal, é do município. Eu posso publicar um decreto para ver estudo de alternativas de gestão de UBS? Não. A gestão não é minha, é do município. Se o governo federal não faz gestão de nenhuma UBS? Se o governo federal fosse um governo que quisesse dialogar tinha que chamar as entidades de municípios, os prefeitos, o Ministério da Saúde, para ver quais são os formatos que legalmente você poderia mudar o marco legal brasileiro para transformar o serviço do posto de saúde mais eficiente. Caberia ao Ministério da Saúde isso, não ao da Economia. O que nos fazemos nos nossos hospitais é a gestão, não à privatização. Parece que ele quer causar justamente isso, todo dia a população e a imprensa fica discutindo essas bobagens para daqui a dois dias ele vir com outra bobagem para substituir", afirmou.


