Pró-democracia derrota governo local nas eleições distritais em Hong Kong
Wu Chi-wai, líder do partido afirmou nesta segunda que o bloco conseguiu quase 90% dos 452 assentos do conselho distrital

Foto: Reprodução / Reuters
O movimento pró-democracia impôs uma derrota ao governo local nas eleições de domingo (24) e irá controlar 17 dos 18 conselhos distritais de Hong Kong. Até então, todos eles eram controlados por políticos pró-Pequim.
Wu Chi-wai, líder do maior partido pró-democracia de Hong Kong, afirmou nesta segunda-feira (25) que o bloco conseguiu quase 90% dos 452 assentos do conselho distrital.
A chefe do Executivo local, Carrie Lam, declarou nesta segunda-feira (25) que seu governo deseja "ouvir humildemente" a população. Em um comunicado, o governo do território semiautônomo disse respeitar os resultados, de acordo com a BBC.
Os conselheiros distritais têm pouco poder político e lidam principalmente com questões locais, como rotas de ônibus e coleta de lixo, de modo que as eleições distritais normalmente não geram esse interesse. Porém, a votação deste fim de semana teve uma participação recorde: superou 70% (um índice muito superior aos 47% das eleições anteriores de 2015).
O movimento pró-democracia esperava que neste ano os eleitores utilizassem a votação para sinalizar o seu descontentamento com a chefe do Executivo local. Por isso, o resultado é considerado simbólico e pode forçar o governo a repensar a condução da crise que atinge o território.