Processos sobre liberação do FGTS crescem 163% durante pandemia
Entre abril e julho deste ano foram mais de 3 mil ações

Foto: Reprodução
O número de processos para liberação do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) cresceu 163% em meio à pandemia do novo coronavírus. As informações foram divulgadas pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), a pedido do Metrópoles.
Segundo a reportagem, São Paulo é o estado que mais registrou as ações. Entre abril e julho de 2019, 1.228 processos, entre julgamentos e liminares, com o tema “Liberação de contas do FGTS” foram computados no TRF-3. No mesmo período deste ano, esse número passou para 3.239, mais que o dobro do registro comparado ao ano passado.
Com o decreto de estado de calamidade pública em razão da pandemia de Covid-19, os brasileiros têm conquistado na Justiça o direito de sacar todo o dinheiro do FGTS, e assim, podem movimentar o benefício.
Segundo o TRF-3, dos mais de 3,2 mil processos registrados com o assunto “Liberação de Contas do FGTS”, 1.670 são julgamentos e decisões terminativas, e 1.569, tutelas e liminares. Em 2019, houveram 957 julgamentos e outras 217 liminares no TRF-3 sobre o mesmo assunto.


