Produção de motocicletas ultrapassa 1 milhão de unidades no ano

Em 2021 foram produzidas 28,1% a mais na comparação com o ano passado

Por Da Redação
Às

Produção de motocicletas ultrapassa 1 milhão de unidades no ano

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

A produção de motocicletas no Brasil disparou. O acumulado de janeiro a outubro mostra que o país fabricou 1.004.983 unidades, o que representa um crescimento de 28,1% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando foram produzidas 784.421 unidades. A informação é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) e foi divulgada nesta quarta-feira (17).

Somente no mês de outubro, saíram das linhas de montagem 108.456 motocicletas, pouco menos do que as 108.931 unidades produzidas no mês anterior. Em relação a outubro de 2020, houve alta de 19,3%. O presidente da Abraciclo, Marcos Fermanian, diz que o setor mantém o ritmo de produção aquecido, com a indústria de motocicletas mostrando uma evolução positiva em sua curva de produção ao longo deste ano.

“Esse número é ainda mais significativo quando analisamos o contexto do ano, que começou com um primeiro bimestre muito difícil devido a segunda onda da pandemia do coronavírus em Manaus, que comprometeu cerca de 100 mil unidades. Desde então as fabricantes têm imposto um ritmo intenso na produção para atender a demanda”, disse Fermanian.

Previsão é de demanda aquecida 

O presidente da Abraciclo acredita que a demanda deve continuar alta, devido ao aumento da procurar pelo veículo por conta das elevações no preço dos combustíveis. Mas ele não desconsidera as instabilidades do cenário econômico no Brasil. 

“Além disso, o veículo é instrumento de trabalho para quem atua nos serviços de entrega e opção de deslocamento seguro para evitar a aglomeração do transporte público. Estamos atentos à alta nas taxas de juros, ao nível de emprego e outras medidas que podem impactar negativamente a demanda por motocicletas”, explicou.  

O balanço mensal, de janeiro a outubro, é de emplacamento de 937.971 motocicletas. Esse quantitativo é 29% maior do que o mesmo período de 2020, quando foram registrados 726.973 emplacamentos. Os licenciamentos em outubro somaram 97 mil unidades. O volume é 10,9% inferior ao registrado em setembro (108.816 motocicletas) e 0,9% maior na comparação com as 96.114 motocicletas emplacadas no mesmo mês do ano passado.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário