Produção industrial registra queda de 0,6% em agosto, diz IBGE

Na comparação com o mesmo mês do ano passado, alta é de 2,8%

Por Da Redação
Às

Produção industrial registra queda de 0,6% em agosto, diz IBGE

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A produção industrial caiu 0,6% na passagem de julho para agosto, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quarta-feira (5). Por causa da queda, o avanço de 0,6% registrado no mês anteior foi eliminado. O segmento ainda está 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia, em fevereiro de 2020, e 17,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011. 

Ao comparar com agosto do ano passado, houve um crescimento de 2,8%. No ano, a indústria acumula queda de 1,3% e, em 12 meses, de 2,7%. 

Segundo o IBGE, a maior influência negativa para o resultado do mês frente ao mês anterior veio do setor coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-4,2%), que volta a recuar após crescer 1,8% no mês anterior.

Também contribuíram negativamente as  indústrias de produtos alimentícios (-2,6%), que interromperam três meses seguidos de alta, período em que acumulou crescimento de 6,0%, e indústrias extrativas (-3,6%), que elimina assim parte do avanço de 4,6% acumulado em junho e julho.

Por outro lado, 18 das atividades analisadas tiveram taxas positivas. Os principais impactos vieram de veículos automotores, reboques e carrocerias (10,8%), máquinas e equipamentos (12,4%) e outros produtos químicos (9,4%).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário