Professor desenvolve jogo para estimular aprendizagem em inglês no norte da Bahia
‘Tapuya’ traz uma realidade distópica para evidenciar o poder do discurso

Foto: Divulgação
O professor da rede pública, Joedson Alves, desenvolveu junto aos alunos do Colégio Estadual Nelson Maia em Ponto Novo, cidade do norte da Bahia, um jogo digital que tem como principal objetivo estimular a aprendizagem em inglês dos estudantes. O game, intitulado ‘Tapuya’, faz uma releitura da chegada de colonizadores, que, em terras estrangeiras, precisam aprender a se comunicar. O professor disse, em entrevista ao Farol da Bahia, que o jogo traz uma realidade distópica para evidenciar o poder do discurso e a importância de ter oportunidade de falar e ser ouvido.
Tapuya, que faz referência a nativos indígenas brasileiros que não aceitavam acordos com os colonizadores, tem como enredo a história de Yacó e Bina em homenagem à cidade de Jacobina. Segundo o professor, os personagens são dois nativos de um planeta desconhecido que tem a missão de libertar seu povo do domínio de invasores estrangeiros. Missão essa que só será possível se o jogador for bom e conseguir coletar jóias espalhadas no ambiente a fim de criar sentenças em Língua Inglesa. Cada frase elaborada corretamente funciona como uma chave para desativar armadilhas.
“A narrativa do jogo mostra que os invasores não são capazes de enxergar. Eles usam simplesmente a voz para se comunicar e os nativos, que são os tapuias, não sabem falar a língua do invasor. Então, em um determinado momento, os personagens principais [Yacó e Bina] recebem a visita inesperada de um espírito guia dos seus antepassados que dá a eles o poder de entender a língua do invasor. Com isso, Yacó e Bina podem aprender a língua do invasor e usar o discurso para desativar os robôs para tentar enganar os invasores utilizando a língua inglesa”, explicou Joedson Alves.
O professor afirma que esta é uma forma eficaz de aprendizagem para os alunos. “Acredito muito que os jogos digitais são uma ótima alternativa para a educação, por fazer parte do cotidiano dos estudantes. Os jogos possuem elementos que contribuem para o engajamento, a interação e o interesse pelo conteúdo a ser estudado, o que, consequentemente, tornam a aprendizagem mais prazerosa”, disse.
Ainda durante a entrevista, o professor, que além de lecionar, é pesquisador do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), disse que desde a adolescência sempre gostou e teve contato com jogos digitais. Segundo ele, a motivação para criar o game surgiu no momento em que percebeu que não existia um jogo digital para ensino de Língua Inglesa que atendesse as demandas dentro das realidades dos alunos.
“Eu sempre gostei de jogos digitais, tive contato com jogos desde a minha adolescência. Esse mundo do game também é familiar para mim, eu e meus irmãos jogamos até hoje. Quando comecei a estudar sobre jogos na educação para a realização da minha pesquisa de mestrado me deparei com vários autores que defendiam o potencial dos jogos para a aprendizagem. A ideia de desenvolver um jogo surge a partir do momento em que nós não encontramos um jogo digital para ensino de Língua Inglesa que atendesse as demandas dentro das realidades dos nossos estudantes”, disse.
O game, que tem conquistado os estudantes, surgiu de um projeto colaborativo, com a participação de outras professoras de língua inglesa que contribuíram com os aspectos pedagógicos do jogo, além do irmão mais novo do professor Joedson Alves, Davi, que fez a programação. De acordo com o professor, até os alunos se envolveram no processo. “Os estudantes atuaram ativamente nos diversos componentes do game como, por exemplo, na criação da narrativa e storytelling, definição da mecânica, desenho dos personagens e demais elementos visuais e gravação das vozes dos personagens”, disse.
Ainda sobre o processo de criação, o professor contou que devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a etapa de testes e avaliação do game foi realizada com poucos alunos, mas os resultados foram satisfatórios. “Na avaliação com os estudantes que jogaram Tapuya o feedback foi positivo, ficou perceptível que houve considerável desenvolvimento linguístico e os relatos deles mostram que a compreensão das regras gramaticais se tornou mais natural e divertida”, concluiu. A versão demo de Tapuya está disponível para download gratuito e funciona nas plataformas do Windows, Mac e Linux. Basta acessar e dar play.