Profissionais da saúde fazem apelo para população ficar em casa

Ato tem aplausos pelas janelas

[Profissionais da saúde fazem apelo para população ficar em casa]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

Em uma tentativa de controlar o avanço do coronavírus e proteger a própria vida, profissionais de saúde iniciaram uma campanha que ganhou as redes sociais nesta semana. No Rio Grande do Norte, por exemplo, segurando cartazes que formavam a frase "Nós estamos aqui por vocês, por favor fiquem em casa por nós", eles fazem o apelo para que a população se mantenha em quarentena, sem sair de casa. "É para fortalecer o isolamento social, que nesse momento é importante para achatar a curva de contágio do vírus.

Cada pessoa na rua é um potencial contagiante ou contagiado da doença", declarou a médica obstetra, Roberta Cecília Moreno, que atua em maternidades das redes pública e privada em Natal. Ela detalhou, ainda, que a maioria dos infectados terá apenas sintomas leves, como febre e tosse seca. "Isso vai passar sem medicação e sem a necessidade de atendimento médico. Porém, se essas pessoas saírem de casa, mesmo que seja para buscar atendimento médico sem necessidade, irão contaminar outras pessoas, incluindo os profissionais de saúde", ressaltou.

A campanha teve início em outros países com número relevante de casos confirmados de coronavírus. A mesma mensagem dos trabalhadores (enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem também) pôde ser vista em redes sociais de cidadãos norte-americanos. Na noite desta sexta-feira, moradores de várias cidades brasileiras foram às janelas de casas e apartamentos aplaudir os profissionais em um ato marcado pelas redes sociais. Ganhou o mundo a homenagem feita a profissionais de saúde pelas janelas em horário marcado. Em São Paulo, isso ocorreu nesta sexta-feira. 

No Rio de Janeiro, funcionários da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) , principal instituição brasileira de ciência e tecnologia em saúde, entraram na campanha. Quatro integrantes do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC) interromperam momentaneamente suas atividades para tirar uma foto com cartazes que formam as duas frases. A imagem viralizou nas redes sociais. O mesmo tipo de imagem foi feito por profissionais de saúde em outros Estados e regiões do País. De acordo com dados publicados pelo Ministério da Saúde neste sábado (21), o Brasil registra 978 casos confirmados e 11 mortes.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!