Programa 'Gás do Povo' é lançado pelo governo Lula e tem custo previsto de R$ 5 bi
Proposta vai beneficiar mais de 15 milhões de famílias cadastradas no CadÚnico

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lança nesta quinta-feira (4), em Minas Gerais, o programa "Gás do Povo", que amplia o atual Auxílio Gás e deve beneficiar 15,5 milhões de famílias. O custo previsto é de R$ 5 bilhões em 2026.
O programa vai oferecer gratuidade no botijão de gás de cozinha (GLP) e pretende ampliar o atual Auxílio Gás, com uma nova modalidade. Os beneficiários são famílias inscritas no Cadastro Único, com renda igual ou inferior a meio salário mínimo.
Diferente da modalidade anterior, agora o governo vai distribuir vouchers aos contemplados pela medida, como forma de reduzir as chances de a verba do programa ser utilizada para outro fim.
Segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, os postos de distribuição do gás serão identificados com o nome do programa e os contemplados deverão se dirigir a eles com o cartão da Caixa Econômica Federal, com o cartão do Bolsa Família, com o vale que poderá ser retirado em todas as lotéricas do país ou com o aplicativo da Caixa.
O governo federal também pretende retomar as "gaiolas" nos postos para facilitar a distribuição do botijão.
A previsão é de que o programa inicie a operação a partir de novembro.