Projeção de crescimento da economia é elevada para 1,4% em 2022, aponta CNI

Melhoria no mercado de trabalho e demanda no setor de serviços são as razões

Por Da Redação, Agência Brasil
Às

Projeção de crescimento da economia é elevada para 1,4% em 2022, aponta CNI

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil

Diante da melhoria do mercado de trabalho e o aumento da demanda do setor de serviços, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) elevou a projeção de crescimento da economia neste ano. De acordo com o Informe Conjuntural do 2º Trimestre, divulgado nesta sexta-feira (8), a estimativa passou de 0,9% em abril para 1,4% em julho. 

Em dezembro de 2021, a CNI tinha projetado crescimento de 1,2%. Porém, por causa da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, precisaram diminuir para 0,9%. As previsões foram baseadas no desempenho da economia no primeiro trimestre. 

De acordo com a CNI, a recuperação do mercado de trabalho continua, com o emprego formal em elevação desde 2020, com 97,5 milhões de pessoas ocupadas. Apesar da inflação elevada, o rendimento médio real também está crescendo. Esses dados fizeram a entidade reduzir, de 12,9% para 10,8%, a expectativa da taxa média de desemprego em 2022. A previsão de crescimento da massa salarial real (acima da inflação) subiu de 1,4% para 1,6% neste ano.

Entre os setores, a CNI também revisou para cima as projeções do Produto Interno Bruto (PIB) de alguns segmentos. No setor de serviços, a previsão de crescimento aumentou de 1,2% para 1,8%.

Na outra ponta, o destaque negativo ficou com a agropecuária, onde a projeção passou de expansão de 1,3% para estabilidade (0%). 

Sobre os juros, a estimativa para a inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passou de 6,3% para 7,6% em 2022. A instituição acredita que a taxa Selic, atualmente em 13,25% ao ano, subirá 0,5 ponto percentual na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e encerrará 2022 em 13,75% ao ano.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário