Projeto oferece formação teatral gratuita e completa em residência artística
Projeto "Ordem Questionada" promove oficinas de atuação, direção e cenografia neste fim de semana na Casa das Histórias de Salvador

Foto: Amanda Chung
Jovens de Salvador estão participando de uma formação teatral completa e gratuita por meio da residência artística do projeto Ordem Questionada, idealizado pelo Coletivo Subverso das Artes. A iniciativa realiza, neste sábado (31) e domingo (1º), mais uma rodada de oficinas com aulas de Atuação e Direção Teatral no sábado e de Cenografia no domingo, na Casa das Histórias de Salvador, no bairro do Comércio.
Voltado prioritariamente para a formação de artistas pretos, o projeto parte do entendimento de que talento, sozinho, não garante espaço no teatro. É preciso acesso, técnica e senso de coletividade para transformar vocação em carreira.
Desde novembro de 2025, os participantes vêm passando por oficinas quinzenais em diferentes linguagens. Até o fim de janeiro, a formação inclui aulas de Escrita Teatral, Atuação, Direção Teatral e Direção Musical. A partir de fevereiro, o projeto entra em um novo ciclo com oficinas de Comunicação Estratégica, Formação de Público, Cenografia e Gestão Teatral, ampliando o olhar também para os bastidores e a sustentabilidade do fazer artístico.
Para o coordenador do Coletivo Subverso das Artes, Zaya Olugbala, a residência vai além do aprendizado técnico. O processo tem sido rico, com participação ativa dos residentes, troca de criações e acompanhamento da produção dos colegas. A iniciativa promove a multiplicação de saberes e aponta caminhos para tornar os fazeres artísticos viáveis na prática.
A próxima etapa do projeto, Circula e Questiona, será dedicada à criação e apresentação das peças resultantes das oficinas. Os espetáculos vão circular pelos bairros de Engenho Velho da Federação, Engenho Velho de Brotas, Nova Brasília, Candeal e Santo Inácio.
Ao longo de seis meses, a residência Qualificando a Desordem busca consolidar um espaço de troca e fortalecimento de redes entre artistas, educadores e comunidades, afirmando a arte como ferramenta de transformação social e valorização das identidades negras em Salvador.
O projeto Ordem Questionada foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura, via Ministério da Cultura.
Agenda da residência:
31 de janeiro (sábado)
Oficina Atuação
Professora Diana Ramos
Horário das 9h às 12h
Oficina Direção Teatral
Professor Fábio Vidal
Participações Maurício Lourenço e Diana Ramos
Horário das 13h às 16h
1º de fevereiro (domingo)
Oficina Cenografia
Professora Clara Matos
Horário das 9h às 11h


