Projeto Roda segue atividades de delivery de reciclagem em Salvador
Ação já recolheu mais de 19 toneladas de resíduos nos bairros do Rio Vermelho e Periperi

Foto: Divulgação
A 2ª edição do projeto Roda, delivery de reciclagem, idealizado pela startup baiana SOLOS, segue com as atividades em Salvador até 13 de agosto. A ação visa recolher resíduos recicláveis em residências e estabelecimentos comerciais nos bairros do Rio Vermelho e Periperi.
Para participar, os interessados podem se inscrever gratuitamente através do site. O projeto, que conta com a parceria da Nubank e do Grupo MAP, é realizado em conjunto com a Cooperguary.
Ao todo, a ação já recolheu mais de 19 toneladas de resíduos. Para a nova etapa da edição, a expectativa é que mais 5 toneladas sejam recolhidas.
Segundo o projeto, a ação serve como uma iniciativa que une promoção de reciclagem e inclusão social, já que todo o resíduo coletado gera renda para as famílias que trabalham com reciclagem no bairro de Periperi.
“O RODA é uma verdadeira relação de ganha-ganha. O projeto tem se mostrado como uma importante ferramenta de promoção de autonomia financeira para os cooperados e um sistema atrativo para o usuário. Dessa forma, unimos a profissionalização dos catadores, que historicamente são colocados em situação de vulnerabilidade, e também garantimos o descarte correto do resíduo e a reinserção desses materiais nos ciclos produtivos”, destaca Saville Alves, cofundadora da SOLOS”.
Na primeira etapa da edição deste ano, realizada de março a junho, o projeto gerou renda superior a R$ 64 mil para a Cooperguary, em razão dos mais de 19 toneladas de resíduos secos, como: papel, papelão, vidro, plástico, eletrônicos, etc recolhidos.
O delivery atuou em Salvador pela primeira vez em 2021. Na época, quando a ação atendia apenas o bairro do Rio Vermelho, foram recolhidas 12 toneladas de resíduos, o que gerou mais de R$ 18 mil de renda para as famílias.
Saville Alves aponta ainda que a ação é pioneira no país, como o primeiro delivery de materiais recicláveis gratuito do Brasil. “Para um projeto pioneiro, o Roda tem uma aceitação incrível e a participação mostra que a ideia que move a SOLOS também está no cotidiano dos soteropolitanos. A cidade fica limpa, mudamos a mentalidade e comportamento do cidadão, incentivamos novas políticas públicas, participação do setor privado e reconhecemos e fortalecemos o trabalhador da ponta. Tudo com metodologia e avanço digital”, conclui.
O Roda não recolhe lixo, assim, os interessados devem ficar atentos sobre os tipos de materiais que são recolhidos pelo delivery. Outra informação importante é que o endereço de retirada deve estar localizado nos bairros do Rio Vermelho ou Periperi e, além disso, o material que será coletado precisa estar higienizado.
O tipo de resíduo que será entregue precisará ser informado no momento de inscrição pelos interessados. "Recolhemos resíduos recicláveis secos, como: papel, papelão, vidro, plástico, eletrônicos, eletrodomésticos e metais. No momento da inscrição o interessado poderá selecionar os itens que irá descartar e agendar a retirada”, finaliza Saville Alves.


