• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Proteção ao patrimônio histórico de Jacobina é proposto pelo Ministério Público

Proteção ao patrimônio histórico de Jacobina é proposto pelo Ministério Público

Organizadores de festas descumprem a lei

Por Da Redação
Às

Proteção ao patrimônio histórico de Jacobina é proposto pelo Ministério Público

Foto: Reprodução

É com o objetivo de implementar uma política municipal de proteção ao patrimônio histórico e cultural e despoluir as publicidades expostas em lugares inadequados, o Município de Jacobina, 330 km de Salvador, assinou dois Termos de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) propostos pelo Ministério Público estadual, onde a retirada do letreiro com nome da cidade no entorno da Igreja da Missão, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) deverá ser feita no prazo de 60 dias, A medida também visa combater a poluição visual de propagandas e publicidades ilegais colocadas por organizadores de festas em toda a cidade.
O TAC proposto foi implementado após a constatação de que organizadores de eventos e festas terem promovido publicidades indiscriminadas em vias públicas, nos muros da cidade e, até mesmo, em placas de sinalização de trânsito e turísticas, o que deve ser coibido, inclusive com a possível cassação de eventual alvará concedido ao evento.
O Município se comprometeu ainda, no prazo de 90 dias, a adotar as medidas necessárias para deflagrar processo legislativo através de apresentação de projeto de lei que contemple os diversos instrumentos e órgãos de defesa e promoção do patrimônio cultural, tais como registros, inventários, livro de tombo e gestão documental.
Deverá ser instituída a força-tarefa composta pelas secretarias de Meio Ambiente e Tributos, no prazo de 90 dias, para o início de ações continuadas de fiscalização de todas as publicidades nas vias e logradouros e em locais expostos ao público, já que o descumprimento da lei polui os patrimônios históricos do município, além de desrespeitar as placas de sinalização através das publicidades expostas nelas.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário