• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Protesto: Aprovados em concurso da Guarda Municipal de Cachoeira cobram convocação

Protesto: Aprovados em concurso da Guarda Municipal de Cachoeira cobram convocação

Prefeitura estaria contratando não-concursados naturais da cidade, segundo manifestantes

Ás

Protesto: Aprovados em concurso da Guarda Municipal de Cachoeira cobram convocação

Foto: Gilberto Júnior/Farol da Bahia

Um grupo de aprovados no concurso público da Prefeitura de Cachoeira, em 2015, para preencher vagas para Guarda Municipal, fez um protesto em frente ao Ministério Público do Estado (MP-BA), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), nesta sexta-feira (2), para cobrar convocações por parte do prefeito do município, Fernando Antônio da Silva Pereira. Segundo os manifestantes, a Prefeitura estaria contratando novos agentes não-concursados e que somente residem em Cachoeira.

Um dos aprovados, em entrevista ao Farol da Bahia, afirmou que o prefeito da cidade recusou a convocação dos aprovados no concurso por serem da cidade de Salvador. "O prefeito vem contratando pessoas da cidade, mandando levar o RG que é de lá, e disse que não vai colocar a gente porque nós passamos no concurso mas somos de Salvador. Ele desrespeita a Constituição Federal", disse. 

O grupo entrou com uma representação no MP-BA no dia 15 de setembro, e fez do protesto desta sexta-feira (2), uma maneira de cobrar um posicionamento da Prefeitura de Cachoeira.

De acordo com o edital divulgado pela prefeitura da cidade, foram disponibilizadas 30 vagas na edição do concurso do ano de 2015. O resultado final foi publicado no dia 31 de janeiro daquele ano. No documento, não consta pré-requisitos para os candidatos naturais de Cachoeira ou que residem no município. E sobre as convocações, a prefeitura descreve no item 12.7 que as convocações ocorreriam conforme a disponibilidade de orçamento.

"12.7 Durante o período de validade do Concurso Público, a Prefeitura Municipal de Cachoeira reserva-se no direito de
proceder às nomeações em número que atenda ao interesse e às necessidades do serviço, de acordo com a disponibilidade orçamentária."

O prefeito Fernando Pereira, disse que brigou com a justiça para não contratar aprovados no concurso, alegando falta de compromisso destes que são convocados, além de "tomar o lugar do cachoeirano", disse em entrevista ao portal Olha a Pititinga.

"Nós vamos ter problemas com esse concurso que foi feito. Quando você traz pessoas de fora, descompromissadas, que passam no concurso e tomam o lugar do cachoeirano, os caras não querem nada, não querem trabalhar", disse o prefeito.

Com informações de Gilberto Júnior

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário