• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Protetora da visão, Santa Luzia recebe homenagens dos devotos em Salvador

Protetora da visão, Santa Luzia recebe homenagens dos devotos em Salvador

Na capital baiana, a igreja da co-padroeira possui uma fonte milagrosa de onde mina água desde o século 17

Por Da Redação
Ás

Protetora da visão, Santa Luzia recebe homenagens dos devotos em Salvador

Foto: Elói Corrêa / GOVBA

Invocada como intercessora das pessoas que possuem problemas na visão, Santa Luzia vai receber homenagens nesta segunda-feira (13), na Igreja Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Pilar e Santa Luzia, localizada no bairro Comércio, em Salvador. 

No dia dedicado à padroeira, os festejos terão início com a alvorada às 5h, seguida de Celebrações Eucarísticas às 6h, às 8h, às 15h, às 17h e às 19h. O ponto alto das homenagens à Santa Luzia será a Missa Solene, presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, às 10h. 

Como parte da programação, haverá, ainda, uma carreta que sairá da Igreja e fará o seguinte trajeto: Avenida da França, Mercado Modelo, 2º Distrito Naval, Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, Capela São José do Corpo Santo, Praça da Inglaterra, Ladeira da Montanha, Rua Carlos Gomes, Largo do Campo Grande, Avenida Sete de Setembro, Praça da Piedade, Avenida Joana Angélica, Largo de Nazaré, Barbalho, Soledade, Lapinha, Avenida Lima e Silva (Liberdade), Ladeira de São Cristóvão, Largo do Tanque, Baixa do Fiscal, Mares, Calçada, Avenida da França, retornando para a Igreja, no Comércio.

Fonte milagrosa

Em Salvador, no templo que tem Santa Luzia como co-padroeira, há uma fonte de onde mina água desde o século 17 e que, diariamente, é procurada por inúmeros fiéis. Foi nela que, no início do século passado, um homem cego lavou os olhos e voltou a enxergar, sendo este milagre atribuído à santa, que também é padroeira dos oftalmologistas, cuja imagem havia acabado de ser colocada em um nicho, na Igreja.

"Logo após a chegada da imagem, em 1902, houve um primeiro milagre: um senhor cego, que bebeu a água e lavou os olhos, voltou a enxergar. Eu acredito que ele não veio com o propósito de ser curado, pois a água que brota aqui da fonte abastecia os navios e o comércio, então, para mim, ele deve ter vindo aqui para pegar a água e voltou a enxergar. Assim, atribuiu-se a cura à intercessão de Santa Luzia. Ainda hoje, muitos outros tantos milagres têm acontecido”, diz o padre Renato Minho.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário