Prova de vida durante a pandemia é suspensa após aprovação da Câmara

O INSS deverá informar outros meios remotos de realizar a comprovação de vida para evitar deslocamentos

Por Da Redação
Ás

Prova de vida durante a pandemia é suspensa após aprovação da Câmara

Foto: Reprodução/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (14) o projeto de suspensão da comprovação de vida dos beneficiários junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). até 31 de dezembro de 2021. 

“A prova de vida presencial, num contexto de pandemia, serve como fio condutor que pode acarretar a morte daqueles que se submetem ao risco de contágio para não comprometer sua renda”, argumentou o relator da matéria, deputado Danilo Cabral (PSB-PE).

Anualmente, a prova de vida é realizada nas agências do INSS ou nos bancos onde o segurado recebe o benefício. “Não há justificativa para que, em um momento tão grave de crise sanitária, a prevenção a possíveis fraudes esteja acima da preservação da vida de milhões de brasileiros com o risco de corte do benefício”, afirma o deputado.

O INSS deverá informar outros meios remotos de realizar a prova de vida para evitar deslocamentos. No caso de fraudes, o texto prevê a devolução ao INSS de valores pagos incorretamente após o óbito do titular do benefício ou a pessoa não autorizada. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário