Psyllium pode ser grande aliado de pessoas com constipação e colesterol LDL, dizem estudos
Suplemento é uma fonte rica de fibra alimentar dietética

Foto: Pixabay
Diversos estudos recentes vêm comprovando os benefícios do psyllium, uma fonte rica de fibra dietética, que é obtida a partir da casca da semente de uma erva chamada Plantago ovata. O suplemento alimentar auxilia, principalmente, pessoas que sofrem de constipação ou com níveis elevados de colesterol LDL.
Por causa de sua capacidade de amaciar o bolo fecal, quando associado a uma ingestão adequada de líquidos, o psyllium é grande aliado de quem possui constipação.
Um estudo do Instituto de Ciências Médicas, Escola de Medicina da Universidade Jiaotong de Xangai, na China, aponta potenciais benefícios do psyllium também para quem sofre com hipercolesterolemia, quando há um aumento dos níveis de gordura no sangue. Com a ingestão diária de 3g a 20,4g do suplemento, houve uma redução considerável dos níveis de colesterol LDL nas pessoas que participaram da pesquisa.
Outro estudo, com adultos, concluiu que ingerir 5,1g de psyllium duas vezes ao dia reduziu em 4,7% e 6,7% os níveis de colesterol total e LDL, respectivamente, após 26 semanas.
Os pesquisadores concluíram que o "psyllium pode produzir efeito de redução do colesterol sérico dependente da dose e do tempo em pacientes com hipercolesterolemia leve e moderada e seria útil como adjuvante da terapia dietética para o tratamento da hipercolesterolemia". A pesquisa foi publicada no European Journal of Clinical Nutrition.