Putin diz que encontro com Trump "abriu caminho" para fim da guerra com a Ucrânia
Reunião entre os dois líderes completa 2 semanas nesta segunda-feira (1º) sem soluções no conflito

Foto: Reprodução/X
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse que o encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, "abriu caminho" para a resolução da guerra travada com a Ucrânia, iniciada em 2022.
A declaração foi feita nesta segunda-feira (1º) durante a Organização de Cooperação de Xangai, realizada em Tianjin, data em que a reunião entre os líderes completa duas semanas.
“Valorizamos muito os esforços e propostas da China e da Índia voltados a facilitar a resolução da crise ucraniana. Também destacaria que os entendimentos alcançados na recente reunião Rússia–EUA, no Alasca, espero que também contribuam para esse objetivo”, disse.
A reunião entre Trump e Putin foi realizada no dia 15 de agosto e terminou sem acordo para um cessar-fogo. O encontro durou três horas. Dias depois, Trump recebeu Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e outros líderes europeus na Casa Branca.
Após o conversa, Trump afirmou que estava preparando um encontro trilateral com Putin e o líder ucraniano, mas até agora essa reunião não tem data para acontecer.
Na semana passada, um ataque da Rússia na Ucrânia deixou 23 mortos em Kiev. Foram lançados 598 drones e 31 mísseis, dos quais 563 e 26, respectivamente, foram abatidos, segundo o exército ucraniano.
Por sua vez, a Ucrânia anunciou ter atacado um navio de guerra russo que carregava mísseis balísticos e duas refinarias de petróleo russas, uma na região de Krasnodar e outra em Samara. Segundo a agência de notícias Reuters, o ataque comprometeu 17% da produção de uma dessas refinarias, o que equivale a 1,2 milhão de barris diários de petróleo.
LEIA TAMBÉM:
• Há mais de um mês, Trump repete que terá novidades sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia "em duas semanas"
• "É necessário dois para dançar tango", afirma Trump sobre paz na Ucrânia
• Trump é flagrado cochichando para Macron sobre relação com Putin: 'ele quer fazer um acordo por mim'
• Pentágono restringe uso de mísseis pela Ucrânia contra a Rússia, diz jornal
• Putin pediu a Trump territórios de Donetsk e Lugansk para pôr fim a guerra, afirma agência
• Após reunião na Casa Branca entre Zelensky e Trump, Rússia lança maior ataque aéreo contra Ucrânia desde julho