• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Putin promulga lei que pode excluir opositores das próximas eleições na Rússia

Putin promulga lei que pode excluir opositores das próximas eleições na Rússia

Críticos avaliam lei como ferramenta para minar partidários do opositor Alexei Navalny

Por Da Redação
Ás

Putin promulga lei que pode excluir opositores das próximas eleições na Rússia

Foto: Reprodução/DefesaNet

O presidente da Rússia Vladimir Putin, promulgou nesta sexta-feira (4), a lei que proíbe colaboradores de organizações "extremistas" de participar de eleições, medida condenada pela oposição, que a vê como um meio de silenciá-la antes das eleições legislativas de setembro. A lei é vista pelos críticos do governo como uma nova ferramenta que tem como alvo os partidários do opositor preso Alexei Navalny. 

A Promotoria pediu à Justiça que classifique essas organizações como "extremistas", porque elas planejam "desestabilizar a situação social" na Rússia. A equipe de Navalny denunciou o desejo do Kremlin de neutralizar seu movimento e de silenciá-lo antes das eleições de 19 de setembro, em um momento em que o partido no poder, Rússia Unida, cai nas pesquisas de intenção de voto, apesar da popularidade de Putin.

Seu declínio se deve fundamentalmente à atual situação financeira do país e aos escândalos de corrupção. A pressão contra as vozes críticas aumentou nos últimos dias entre os adeptos de Navalny, preso desde janeiro e com a perspectiva de ter que passar dois anos na prisão.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário