Quadro de Picasso é vendido por 27 milhões de euros em leilão na França
Obra foi feita em 1943 retrata Dora Maar, uma das esposas do pintor

Foto: Reprodução/Instagram/@drouot_paris
Uma pintura do artista espanhol Pablo Picasso foi arrematada por 27 milhões de euros (cerca de R$ 170 milhões) em um leilão realizado em Paris, nesta sexta-feira (24). Intitulada "Bust of a Woman with a Flowered Hat (Dora Maar)", acredita-se que a obra retrate Dora Maar, uma das esposas do pintor.
Criada em 1943, a obra foi adquirida por uma família francesa em 1944. Após décadas na coleção particular, a pintura foi vendida pelos herdeiros.
A obra nunca havia sido mostrada ao público antes do leilão desta sexta-feira. Segundo especialistas, a única prova de sua existência era uma foto tirada em 1944.
Com as taxas, o valor da obra passou para 32 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões). O comprador, que estava na sala do leilão no momento da venda, não foi identificado.
"É sem dúvida a obra mais comovente de Picasso que envolveu sua musa, porque ele estava prestes a deixá-la (Dora Maar) pela (pintora francesa) Françoise Gilot", afirmou o leiloeiro Christophe Lucien.
"E, através deste retrato, vemos uma mulher que segura as lágrimas. Então, é uma sorte para um leiloeiro ter uma peça da história da arte diante dos próprios olhos", complementou.


