Quaest: 58% dos eleitores brasileiros acreditam que Lula não deve se candidatar à reeleição em 2026; Bolsonaro tem 62% que apoiam a desistência na candidatura
Pesquisa Quaest foi divulgada nesta quinta-feira (17), com dados coletados entre os dias 10 a 14 de julho

Foto: Reprodução/Ricardo Stuckert / PR
Cerca de 58% dos eleitores brasileiros são contra à candidatura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à reeleição em 2026, enquanto 62% acreditam que Bolsonaro deve abrir mão da candidatura ao cargo político. Os dados são da Pesquisa Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17).
No caso do presidente Lula, o número de entrevistados que acreditam que a reeleição não é a melhor estratégia caiu, em relação a mesma pesquisa realizada em maio. Na apuração anterior, 66% dos brasileiros foram contra a reeleição de Lula, enquanto na pesquisa deste mês de julho, 58% mostraram essa opinião, o que representa um queda de 8 pontos percentuais (pp).
Por outro lado, enquanto em maio 32% apoiaram a reeleição de Lula, em julho os índices foram mais favoráveis ao petista, quando 38% das pessoas informaram que ele deve se candidatar à reeleição em 2026. Os números representam um aumento de 6%.
Quanto ao percentual de entrevistados que não souberam responder ao questionamento, antes eram 2% e nesse último mês foram registrados 4%.
Na quarta-feira (16), a Quaest ainda divulgou uma melhora na popularidade do governo Lula, onde, segundo o levantamento, a desaprovação saiu de 57% para 53%, e a aprovação saltou de 40% para 43%. A aprovação de Lula apresentou maior melhoria entre os eleitores do centro, segundo os dados.
Bolsonaro
O levantamento questionou aos mesmos entrevistados se Jair Bolsonaro (PL), que atualmente está inelegível, deveria desisitr de uma eventual candidatura e apoiar outro candidato.
A pesquisa mostra que 62% são contra o ex-presidente se candidatar, número que oscilou 3 pontos para baixo desde junho. Enquanto outros 26% dizem que Bolsonaro deveria se candidatar, mesmo estando inelegível no momento, os números apresentam um aumento de 2 pp.
Qual cenário menos desejado?
Os entrevistados foram questionados sobre qual cenário consideram mais desfavorável, a reeleição de Lula, ou um novo período com Bolsonaro presidindo o Brasil. A votação apresentou empate técnico entre as duas opções. Confira:
Bolsonaro voltar: 44% (eram 45%);
Lula continuar: 41% (eram 40%);
Tenho medo dos dois: 7% (eram 7%);
Não tenho medo de nenhum dos dois: 3% (eram 3%);
Não sabe/não respondeu: 5% (eram 5%).
A pesquisa Quaest foi encomendada pela Genial Investimentos e realizada entre os dias 10 a 14 de julho. Foram ouvidas 2.004 pessoas com 16 anos ou mais, em 120 municípios do país. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.