Quanto tempo dura um pneu? Veja dicas para troca no tempo certo

Durabilidade pode mudar muito em função do tipo de piso

Os pneus são fundamentais para que o veículo tenha um bom desempenho e segurança, já que são responsáveis pelo contato do carro com a pista e tem um desgaste normal por conta do atrito, buracos e condições que abreviam a vida do pneu. Por conta disso, é preciso ficar atento para trocar os pneus no momento certo para manter a performance e segurança do veículo e, também, para não levar uma multa, que é salgada e ainda gera 5 pontos na CNH.

A durabilidade de um pneu é estimada entre 40 e 60 mil quilômetros. Há casos em que eles podem durar 80 mil km sem perder as condições seguras de rodagem. 

Mas isso realmente dependerá de sua correta manutenção, da suspensão do carro devidamente alinhada e do uso correto sem desgaste irregular e sem que o pneu tenha contato frequente com pisos irregulares, buracos e valetas, o que é bem difícil.

A validade dos pneus pode ser considerada entre 5 e 10 anos. Muita gente confunde quilometragem e tempo de fabricação. Então o ideal é primeiro saber a validade do pneu, encontrando essa informação com o fabricante a partir da data de produção, que é facilmente encontrada no próprio pneu. Nesse período a borracha e o metal se mantém em boas condições para manter controle e a trajetória do carro na cidade ou estrada. Com o tempo a borracha resseca e perde a aderência o que prejudica a segurança do carro e pode levar a acidentes graves.

A partir da quilometragem estabelecida o pneu pode  ultrapassar o chamado marcador Tread Wear Indicator - TWI, em português Indicador de Desgaste da Banda, que conta com uma profundidade menor que 1,6 milímetros. Se isso acontecer, o proprietário do veículo deve trocar o quanto antes.

Em relação à infração, caso esteja com pneus carecas ou ultrapassado o limite do TWI, o proprietário do veículo poderá receber multa que é considerada grave que resulta em cinco pontos na habilitação e multa de R$ 195,23.

Também deve ser feita a troca dos pneus quando eles têm danos como bolhas, furos irrecuperáveis ou outros tipos de problemas na banda. Caso seja possível fazer o reparo procure sempre ajuda de um profissional.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Saiba o motivo de Madonna usar joelheira durante o show no Rio de Janeiro!]

A rainha do pop cancelou show de sua turnê 'Madame X', em 2019, devido ao problema que tem em seu joelho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!