Quase 25 milhões de chaves do Pix são cadastradas em cinco dias
Além de transferências rápidas, sistema também servirá paga pagamento de boletos

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
Com abertura dos cadastros na última segunda-feira (5), até ontem (9) 24.821.312 chaves foram registradas no Pix, o novo sistema de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central (BC), que vai começar a operar em 16 de novembro.
A chaves Pix são uma combinação para que o cliente (pessoa física ou jurídica) possa pagar a receber dinheiro em até segundos. Essas chaves são compostas por uma das seguintes informações: número de celular, e-mail ou CPF-CNPJ, no qual o correntista deve digitar para realizar as transações.
Em casos onde o cliente não queira cadastrar essas informações, ele pode solicitar ao banco um EVP (sequência de 32 dígitos) como chave do Pix. Devido a possibilidade de golpes, o BC orienta que os clientes se cadastrem apenas nos canais oficiais das instituições financeiras, a exemplo de aplicativos e sites dos próprios bancos.
Além de transferências instantâneas de dinheiro, o Pix também poderá ser utilizado para o pagamento de boletos, conta de luz, de impostos e para compras no comércio. Também será possível o cliente sacar dinheiro, ao transferir o valor desejado para o Pix de um estabelecimento e retirar as cédulas no caixa.