Quase três mil pessoas morreram por AVC na Bahia por ano

Números foram divulgados nesta sexta (29) pela Sesab; AVC é uma das principais causas de morte ou incapacidade com sequelas permanentes no Brasil

Por Da Redação
Ás

Quase três mil pessoas morreram por AVC na Bahia por ano

Foto: Reprodução

A Secretaria de Saúde da Bahia (SESAB) aponta que, somente este ano em todo o estado, 2.624 pessoas morreram de Acidente Vascular Cerebral (AVC), mais conhecido como derrame. Nesta sexta-feira (29) é celebrado o Dia Mundial da doença.

O AVC é uma das principais causas de morte ou incapacidade com sequelas permanentes no Brasil. No mundo, é identificada uma morte por derrame cerebral a cada seis segundos, independentemente da idade ou sexo do paciente.

De acordo com a Organização Mundial de AVC, 70 mil brasileiros morrem de AVC todos os anos, essa é a doença que mais mata no país. Uma em cada 10 pessoas que sofreram um AVC terá outro ataque nos últimos 12 meses seguintes. 

Ano passado, foram 3.614 mortes pela doença e em 2019 foram 3.719. Quando o assunto é internação este ano foram 13.001 pacientes internados, ano passado 13.945 e em 2019, 12.100, aponta o Ministério da Saúde.
Conforme a pasta, o AVC é a segunda principal causa de morte entre pessoas acima dos 60 anos de idade, e a quinta causa principal dos 15 aos 59 anos. Ele também afeta crianças, incluindo recém-nascidos.

Cuidados 

Para uma vida mais saudável, especialistas recomendam uma dieta equilibrada com proteínas, aminoácidos, fibras, carboidratos e gorduras. É importante priorizar a diminuição do colesterol ruim, e evitar o consumo exacerbado de sal, que não deve ultrapassar 5 gramas por dia (e de açúcar 25 gramas). O consumo de bebidas alcoólicas também deve ser evitado, assim como o fumo.

Outro fator recomendado para evitar problemas cardíacos é no caso dos indivíduos hipertensos ou diabéticos. Eles devem seguir o tratamento corretamente. Quem estiver acima do peso é aconselhado a emagrecer, ainda é importante evitar o estresse e ficar atento ao acúmulo de gordura abdominal.

O Dia Mundial de Combate ao AVC este ano, tem como foco o reconhecimento rápido dos sintomas em campanha da World Stroke Organization, da Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares e outras entidades de apoio ao paciente com AVC. O tema da campanha 2021 é: Aprenda os sinais de um AVC.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário