Quatorze em cada mil brasileiros são doadores regulares de sangue, aponta Ministério da Saúde

Em 2022, foram contabilizadas 3,1 milhões de coletas de sangue no Brasil

[Quatorze em cada mil brasileiros são doadores regulares de sangue, aponta Ministério da Saúde]

FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

Segundo dados do Ministério da Saúde divulgados nesta quarta-feira (14), atualmente, 14 em cada grupo de mil brasileiros são doadores de sangue no Sistema Único de Saúde (SUS). Isso significa que 1,4% da população doa sangue regularmente, colocando o país dentro dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda que o índice se mantenha entre 1% e 3%. Em 2022, foram contabilizadas 3,1 milhões de coletas de sangue no Brasil.

No Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado nesta quarta-feira (14), o Ministério da Saúde reforçou a importância de ampliar o número de doadores para garantir estoques regulares no país, evitando o risco de desabastecimento. A coordenadora-geral de Sangue e Hemoderivados, Joice Aragão, ressaltou que cada doação pode salvar até quatro vidas.

Com a mensagem "Quando você doa sangue ajuda a salvar muitas vidas, doe sangue regularmente", o ministério lançou uma campanha de conscientização sobre a importância da doação. A pasta alerta que este período do ano costuma registrar baixa nos estoques de sangue devido à proximidade das férias escolares, festas juninas e a mudança de estação com a chegada do inverno. Joice ressaltou que isso tem um impacto na assistência como um todo.

Requisitos básicos

Para ser um doador de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, não ter ingerido álcool nas últimas 12 horas e estar em boas condições de saúde.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!