Queda do nível de testosterona em homens com Covid-19 alerta agravamento da doença
Este sinal surge quando ainda há tempo de evitar a piora no caso do paciente

Foto: Reprodução/R7
A queda do nível de testosterona em homens com Covid-19, acende o alerta de que a doença pode se agravar, mesmo que outros indicadores não estejam aparentes. Este sinal surge quando ainda há tempo para evitar o agravamento.
No homem, a baixa da testosterona é um divisor de águas para o agravamento da Covid-19, aponta estudo inédito, ainda em curso com cientistas brasileiros.
Os homens são maioria nos leitos de UTI de Covid-19 e também entre os mortos. O estudo sugere que a concentração da testosterona seja um instrumento de diagnóstico poderoso, para poder salvar vidas.
A imunologista Cristina Ribeiro de Barros Cardoso, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), apresentou os dados do estudo que coordena no workshop “Pandemia de Covid-19: o que os cientistas brasileiros estão fazendo”, realizado pela Sociedade Brasileira de Imunologia este mês.
A descoberta se dá para homens de qualquer idade, mas é mais significativa naqueles acima de 50 anos. Eles estão sujeitos a riscos maiores por conta das mudanças naturais do organismo decorrentes do envelhecimento.