Queiroga diz que testagem e vacinação são deveres de governadores

Declaração foi dada durante a cerimônia de recepção das doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para crianças

[Queiroga diz que testagem e vacinação são deveres de governadores]

FOTO: Tomaz Silva/Agência Brasil

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a responsabilidade de realizar testes contra a Covid-19 é dos estados e municípios. O titular da pasta disse ainda, que realizar ações de vacinação e testagem nas cidades é “mais efetivo que enviar ofício” ao Ministério da Saúde.

A declaração de Queiroga foi dada durante a cerimônia de recepção das doses de vacinas da Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos, nesta quinta-feira (13). 

Durante o evento, o ministro informou que o Governo Federal irá disponibilizar, neste mês, 28 milhões de exames para detecção de Covid-19 aos estados e municípios. Desse quantitativo, cerca de 13 milhões devem ser enviados até o dia 15, prometeu o ministro. Além disso, em fevereiro, estão assegurados 7,8 milhões de testes.

“É necessário que os estados e municípios se associem nessa questão da testagem. Porque na ponta quem testa são os municípios, não é o Ministério da Saúde. Sem os 5.570 secretários de saúde não tem testagem, não tem vacina. Eles que estão lá na ponta aplicando”, afirmou Queiroga.

O ministro também falou que alguns estoques possuem vacinas em estoque. “O lugar de se colocar vacinas é no braço da população, peço o apoio dos governadores, dos secretários estaduais de saúde para que apliquem essas vacinas. Muito mais efetivo do que enviar ofício pro ministro da saúde é, na ponta, fazer com que as políticas tenham concretude”, concluiu.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Novo safári explora a natureza intocada das Serras Gerais, no Tocantins! ]

Roteiros da Korubo têm deslocamentos em caminhões panorâmicos e hospedagens em confortáveis tendas africanas

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!