Questões divulgadas do ENEM: entenda porque o Inep anulou somente 3 das 8 questões divulgadas antes da prova
Questões muito semelhantes às da prova foram divulgadas antes do exame pelo estudante de medicina Edcley Teixeira

Foto: Angelo Miguel / MEC
O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palacios, explicou por que foram anuladas somente três das oito questões muito semelhantes às do ENEM, que foram divulgadas antes da prova. Explicação do presidente foi dada ao G1.
As principais razões de acordo com Palacios, são a incerteza do alcance das divulgações, semelhança não total com as questões, e a não alteração do desempenho dos candidatos mesmo com a divulgação das perguntas.
A anulação aconteceu logo após as primeiras revelações do caso, ainda com muitas incertezas. O Inep não tinha conhecimento total sobre o alcance da divulgação das questões. A anulação foi uma medida imediata de contingência, pois o órgão enfrentava uma situação desconhecida: "Não sabíamos o que tinha se passado", afirmou Palacios. Depois da análise completa do caso, o Inep considera evidente que "em nenhum momento o Enem esteve em risco".
Após a anulação, a equipe do Inep identificou semelhanças, mas não total entre as questões previamente divulgadas e as questões da prova. Palacios afirmou que nenhuma questão realmente idêntica apareceu no material divulgado pelo estudante de medicina.
Além disso, o Inep considerou que a exposição dos itens não altera o desempenho dos candidatos, pois o impacto seria baixo diante do volume grande de questões que os participantes resolvem na preparação para o exame.
Além das três anuladas no dia 18 de novembro, o Palacios declarou que nenhuma outra será anulada, considerando que a probabilidade de os candidatos terem memorizado as questões é baixa.
LEIA MAIS:
Inep anula três questões do Enem 2025 e aciona PF após suspeita de antecipação de conteúdos
Mensagens indicam que estudante de medicina divulgou 2 questões do Enem não foram anuladas pelo Inep


