Quinze policiais foram contaminados por Covid-19 em complexo policial de Feira de Santana

Pelo três deles estão com 50% do pulmão comprometido

[Quinze policiais foram contaminados por Covid-19 em complexo policial de Feira de Santana]

FOTO: Leitor - Farol da Bahia

Quinze policiais já se contaminaram com a a Covid-19 no Complexo Policial do Sobradinho em Feira de Santana.

O local foi cenário de imbróglio entre o Governo da Bahia e a Justiça, após o Ministério Público da Bahia solicitar a transferência de um casal de presos portadores de Covid-19 para o Complexo Penal de Feira de Santana, maior presídio do estado, com 1709 presos. 

Com a decisão favorável ao Ministério Público, o Estado recorreu e no final de junho, o presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), desembargador Lourival Trindade, acatou o pedido do governo e suspendeu a liminar que determinou a transferência. 

No recurso, o Estado da Bahia alegou que a decisão fere a separação dos Poderes, por impor uma forma de agir que se opõe ao quanto estabelecido no Plano de Contingência para o Novo Coronavírus no Sistema Penitenciário da Bahia elaborado pela Secretaria de Administração Prisional e Ressocialização (Seap). 

Além disso, o governo alegou também que existia risco de lesão à saúde pública, pois a transferência dos infectados poderia contribuir para o aumento de risco de contaminação no Complexo. 

Com os presos mantidos em Sobradinho, além dos quinze policiais já infectados, outros três presos testaram positivo para o coronavírus.

"Temos quinze confirmados, estão sendo contaminados dentro do Complexo do Sobradinho. Depois mais três presos foram contaminados. Os policiais têm contato direto com os presos. Não tem equipamento de proteção, o policial civil tá exposto. Todos os policiais contaminados, contaminaram a família. Pelo menos três deles estão com o pulmão 50% comprometido", relatou o diretor regional do Sindicato dos Policiais Civis da Bahia (SINDIPOC), Luiz Arthur.

O Sindicato segue cobrando medidas mais duras quanto a aferição de temperatura de presos, testes rápidos, além da transferência para as unidades prisionais, evitando o risco de contaminação por parte dos servidores da polícia civil, porém o comitê de crise da Secretaria de Segurança Pública ainda não se pronunciou.

No início de julho, o governo da Bahia inaugurou a Unidade Prisional Extraordinária, que vai receber presos infectados pela Covid-19. 

A unidade fica no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador, e tem 64 celas, com capacidade para 262 presos.

De acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), a unidade vai receber exclusivamente presos diagnosticados com sintomas do novo coronavírus da capital e região metropolitana.

No entanto, segundo o diretor regional do SINDIPOC, nenhuma informação foi passada a respeito dos casos diagnosticados em Feira de Santana.


Comentários