Real é a quarta moeda que mais valorizou em 2022, revela levantamento

Moeda brasileira apresentou elevação de 10,1% em relação ao dólar

[Real é a quarta moeda que mais valorizou em 2022, revela levantamento]

FOTO: Reprodução/Agência Brasil

O real é a quarta moeda que mais apresentou valorização em relação ao dólar em 2022, conforme um levantamento realizado pela Austin Rating. A moeda brasileira avançou 10,1% em comparação com a divisa dos Estados Unidos.

Em terceiro lugar, na frente do real, aparece o rublo com valorização de 11,3%. Em segundo lugar ficou o afegane, moeda do Afeganistão, com valorização de 18,1% e, em primeiro lugar, a moeda de Angola, o kwanza, acumulando uma valorização de 34,3%. As variações foram compiladas até a última segunda-feira (16).

Na pesquisa, foram analisadas 120 moedas, onde 21 delas registaram um ganho em relação ao dólar. Outras 14 se mantiveram estáveis, sem ganhos. Enquanto isso, as 85 moedas restantes tiveram queda. A baixa mais forte foi com a rúpia, do Sri Lanka, com -45%.

Além da Rúpia, outras verificaram declínios, como é o caso da lira turca, da Turquia (-16,3%), cedi, de Gana (-20,6%) e rublos da Belarus (-25,7%).

Segundo economistas, a valorização do real ocorre por dois principais fatores: o diferencial de juros com relação às taxas norte-americanas e o atual cenário das commodities.

O Brasil é considerado um dos principais produtores do setor agrícola e metálico, ambos que registraram uma elevação nos preços internacionais. Por conta disso, o fluxo de investidores também aumenta no país.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!