• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Receita Federal recebe 34,1 milhões de declarações do IR 2026 a três dias do fim do prazo

Receita Federal recebe 34,1 milhões de declarações do IR 2026 a três dias do fim do prazo

Prazo para entrega termina na sexta-feira (29)

Por Da Redação
Às

Receita Federal recebe 34,1 milhões de declarações do IR 2026 a três dias do fim do prazo

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

A Receita Federal informou nesta segunda-feira (26) que recebeu 34,1 milhões de declarações do Imposto de Renda 2026, o equivalente a cerca de 75% do total esperado para este ano. O prazo para envio termina na próxima sexta-feira (29). A expectativa do Fisco é alcançar aproximadamente 44 milhões de declarações até o encerramento do período. Com isso, milhões de contribuintes ainda precisam prestar contas à Receita nos próximos dias.

Segundo o órgão, a tendência é de concentração dos envios perto do prazo final, cenário que costuma provocar sobrecarga nos sistemas e aumentar o risco de erros no preenchimento das informações. Entre as declarações já entregues, 60,7% têm valores a restituir, enquanto 21,6% indicam imposto a pagar.

Quem perder o prazo estará sujeito a multa mínima de R$ 165,74, valor que pode chegar a 20% do imposto devido. Além disso, o atraso pode gerar pendências no CPF e dificultar acesso a crédito, financiamentos e outros serviços.

O encerramento do prazo também coincide com o pagamento do primeiro lote de restituição do IR 2026, previsto para a própria sexta-feira (29). A Receita estima que cerca de 8,75 milhões de contribuintes sejam contemplados nesta etapa, considerada a maior da história em número de beneficiados e volume de recursos.

De acordo com o cronograma divulgado pelo órgão, os pagamentos serão feitos em quatro lotes neste ano:

  • 1º lote: 29 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 28 de agosto.

A declaração pode ser feita pelo programa da Receita Federal, pelo portal e-CAC ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda. O contribuinte pode importar os dados do ano anterior, iniciar uma nova declaração em branco ou utilizar a versão pré-preenchida, quando disponível.

A Receita orienta que os contribuintes não deixem o envio para a última hora, para evitar instabilidades no sistema e ter mais tempo para revisar os dados antes da entrega.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário