/

Home

/

Notícias

/

Economia

/

Receita paga restituições do Imposto de Renda a 240 mil contribuintes nesta segunda (31)

Notícias
Economia

Receita paga restituições do Imposto de Renda a 240 mil contribuintes nesta segunda (31)

Os lotes são os de contribuintes que caíram na malha fina do IR, mas depois regularizaram as pendências

Por Da Redação
Receita paga restituições do Imposto de Renda a 240 mil contribuintes nesta segunda (31)
Foto: Reprodução/Agência Brasil

As restituições do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021, referente ao ano-base 2020, e também relativa a anos anteriores, começam a ser pagas pela Receita Federal nesta segunda-feira (31). Os lotes residuais são os de contribuintes que caíram na malha fina do IR, mas depois regularizaram as pendências.

No total, 240.744 contribuintes receberão R$ 281,9 milhões. Desses, R$ 96,66 milhões são de pessoas com prioridade no recebimento dos valores (idosos, pessoas com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave e aqueles cuja maior fonte de renda seja o magistério).

Em setembro, a Receita Federal disse que quase 870 mil contribuintes caíram na malha fina do Imposto de Renda 2021. Os principais motivos foram: 41,4% - omissão de rendimentos sujeitos ao ajuste anual (de titulares e dependentes declarados); 30,9% - deduções da base de cálculo (principal motivo de dedução - despesas médicas); 20,0% - divergências no valor de IRRF entre o que consta em Dirf e o que foi declarado pela pessoa física; 7,7% motivados por deduções do imposto devido, recebimento de rendimentos acumulados, e divergência de informação sobre pagamento de carnê-leão e/ou imposto complementar.

Para verificar se está na malha fina, os contribuintes devem acessar o "extrato" do Imposto de Renda no site da Receita Federal no chamado e-CAC (Centro Virtual de Atendimento). Já para acessar o extrato do IR, o indivíduo deve utilizar o código de acesso gerado na própria página da Receita Federal, ou certificado digital emitido por autoridade habilitada.

Após analisar as inconsistências encontradas pela Receita Federal na declaração do Imposto de Renda, o contribuinte pode enviar uma declaração retificadora. Quando a situação for concluída, a pessoa sai da malha fina e, caso tenha direito, a restituição será incluída nos lotes residuais do Imposto de Renda.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102