Recesso de fim de ano altera rotina do Judiciário, Congresso e Executivo; confira o que segue funcionando em Brasília
Servidores do governo federal terão recesso de oito dias.

Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
O Senado Federal, Câmara dos Deputados e o Supremo Tribunal Federal (STF) entram em recesso nesta semana.
Os Servidores do Poder Executivo Federal terão quatro dias de recesso no Natal e mais quatro na virada de 2025 para 2026. Os servidores seguiram trabalhando em escala para manter os serviços essenciais funcionando.
No Congresso, o recesso dos parlamentares iniciam nesta terça-feira (23) e segue até o dia 1º de fevereiro. Durante esse período ficam suspensas as sessões deliberativas da Câmara e do Senado.
Contudo, sessões extraordinárias podem ser convocadas a qualquer momento pelo presidente da Câmara, Senado, ou um terço dos parlamentares de cada Casa. Isso ocorrem em situações de projetos urgentes que precisam ser votados.
Já o STF entra em recesso nesta segunda-feira (22) e segue até o dia 6 de janeiro. O tributal vai funcionar em regime de plantão judiciário, atendendo apenas medidas urgentes. Os prazos processuais ficam suspensos até o dia 31 de janeiro, com exceção de processos penas que segue regras próprias estabelecidas por lei.
O presidente Lula costuma não incluir eventos políticos em sua agenda neste período do ano. Ele costuma passar os feriados acompanhado da família.


