Rede de ótica encerra as atividades por causa dos efeitos da pandemia do coronavírus
A rede que já atendeu mais de 170 mil clientes

Foto: Reprodução
A rede de Óticas Opção informou que vai encerrar as atividades em todas as oito lojas distribuídas entre Salvador e Lauro de Freitas e um laboratório de lentes próprio, por causa dos efeitos da pandemia do novo coronavírus. "A persistência do fechamento das lojas dado o avanço da pandemia causada pela Covid-19, se instala a necessidade de encerrar o ciclo da Rede Óticas Opção por motivo de força maior", afirmaram.
A Empresa listou todos os impactos sofridos que levaram a ação de fechar todos os estabelecimento, sendo eles: Os serviços das Óticas não foram enquadrados como Serviços essenciais pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tampouco pelas prefeituras de Salvador e Lauro de Freitas até o dia deste comunicado; As 5 lojas localizadas em Salvador, todas estão posicionadas dentro de Shopping Centers, os quais estão fechados deste o dia 21 de março, por determinação da Prefeitura de Salvador; As 3 lojas de Lauro de Freitas estão localizadas fora de centros comerciais, e a Prefeitura proibiu abertura de estabelecimentos do nosso perfil a partir do Decreto 4592 – 16 de março de 2020; Uma média de 25% da equipe de colaboradores das lojas e do laboratório são enquadradas no grupo de risco para contração da doença Covid-19; Todos os colaboradores Óticas Opção têm contrato de trabalho no perfil CLT e, assim, foram aplicadas as possibilidades de férias antecipadas e suspensão dos contratos por 30 dias dentro da Medida Provisória 936; Como especialista em óculos de grau, mais de 80% das vendas estão ligadas a compra de lente oftálmicas que requerem receita médica. O funcionamento de grande parte das clínicas e hospitais ligados a saúde dos olhos tiveram fechamento ou redução de atendimento, apenas atendendo aos casos emergenciais; Nossos serviços de confecção de lentes oftálmicas demandam do fornecimento de laboratórios localizados em Rio de Janeiro e São Paulo, o que impactou no fornecimento de produtos e logística interestadual. Isso limita ainda mais as alternativas de vendas ligadas ao atendimento fora das lojas físicas; A atividade de atendimento para compra de lentes e armações requer nível razoável de contato físico direto (para ajustes das armações nos rostos) e indireto (como no uso do pupilômetro e outros equipamentos); Apesar das lojas fechadas e sem faturamento, seguimos com despesas elevadas de aluguéis, prestadores de serviço, pagamento de insumos e matéria prima.
Além disso, segundo a instituição, os três primeiros meses do ano registraram um faturamento entre 93% e 367%, se comparadas ao ano anterior. "Avaliamos todas as alternativas de negócios para uma tomada de decisão baseada em dados e análises estatísticas. Desfrutamos de forma justa da flexibilidade dos nossos fornecedores, que são verdadeiros parceiros" disse.
A rede que já atendeu mais de 170 mil clientes, afirmou que contratarão todos os funcionários de forma gradativa quando a pandemia passar.


