Rede Genômica da Fiocruz afirma que variante Ômicron substituiu completamente a Delta no Brasil

Além disso, a instituição observou uma tendência de aumento de frequência de BA.2

Por Da Redação
Às

Rede Genômica da Fiocruz afirma que variante Ômicron substituiu completamente a Delta no Brasil

Foto: Reprodução/Banco de Imagens

A Rede Genômica Fiocruz divulgou, nesta sexta-feira (8/4), uma nova atualização de dados dos resultados obtidos pela vigilância sobre as linhagens e variantes do vírus Sars-CoV-2 no Brasil.

A instituição informou, de acordo com os dados obtidos, que a variante Ômicron substituiu completamente a Delta no território brasileiro. Além disso, observou uma tendência de aumento de frequência de BA.2, fato que já tinha sido verificado nos Estados Unidos e em alguns países da Europa.

Segundo a Fiocruz, a BA.2 era responsável por 1,1% dos genomas no mês de fevereiro. Já em março, essa proporção subiu para 3,4%. Até o fechamento da nova atualização, foram identificadas apenas as linhagens BA.1 (19.555 genomas), BA.1.1 (4.290 genomas) e BA.2 (151 genomas).

Entretanto, estudiosos avaliam que são necessários mais dados para que esse processo seja confirmado. Os dados também mostram que a Região Norte apresentou um crescimento retardado da Ômicron, que agora domina completamente o cenário epidemiológico da Covid-19 no Brasil.

A Rede Genômica da Fiocruz informou que, junto com as vigilâncias estaduais, reuniu 501 casos de Covid-19 pós-vacinação de cinco estados: Alagoas, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro e Santa Catarina. A mediana de idade da população infectada pós-vacinação foi de 51 anos (variando de 15 a 98 anos).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário