Reforma Tributária propõe isenção de impostos para 383 medicamentos

Entre os medicamentos que ficarão isentos de impostos, destacam-se vacinas essenciais como as contra dengue, gripe, Covid-19, cólera, febre amarela, poliomielite e sarampo

[Reforma Tributária propõe isenção de impostos para 383 medicamentos]

FOTO: Reprodução EPTV

O primeiro texto de regulamentação sobre a tributação de consumo foi encaminhado na última quarta-feira (24) ao Congresso Nacional, trazendo importantes mudanças para o setor de medicamentos. De acordo com o documento, um grupo de 383 medicamentos estará isento de impostos, enquanto outros 850 terão alíquotas reduzidas.

Entre os medicamentos que ficarão isentos de impostos, destacam-se vacinas essenciais como as contra dengue, gripe, Covid-19, cólera, febre amarela, poliomielite e sarampo, além de produtos como insulina e abacavir, utilizado no tratamento contra o HIV.

A proposta do Ministério da Fazenda é que esses medicamentos não sejam taxados pelas alíquotas do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA dual), que combina a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) a nível federal e o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) a nível subnacional.

Para que essas isenções sejam efetivadas, é necessário o cumprimento de requisitos específicos, como o registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) ou a produção por farmácias de manipulação.

Além das isenções para medicamentos, o texto também propõe a isenção de impostos para equipamentos como barra de apoio para portadores de deficiência física, cadeiras de rodas, aparelhos para facilitar a audição e implantes cocleares.

Em termos gerais, 14 bens e serviços terão uma redução de 60% na alíquota, abrangendo áreas como educação, saúde e, novamente, medicamentos.

Embora a alíquota média do IVA dual ainda precise ser definida, estima-se uma média de 26,5%. Ademais, a alíquota zero será aplicada a produtos da cesta básica nacional, contribuindo para a acessibilidade desses itens essenciais à população.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[Saiba o motivo de Madonna usar joelheira durante o show no Rio de Janeiro!]

A rainha do pop cancelou show de sua turnê 'Madame X', em 2019, devido ao problema que tem em seu joelho

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!