Nordeste se destaca em redução de mortes violentas no Brasil

Os estados de Sergipe, Rio Grande do Norte e Cerará tiveram queda superior a 30%, totalizando em 6.082 mortes no país

Por Da Redação
Ás

Nordeste se destaca em redução de mortes violentas no Brasil

Foto: Reprodução

O Índice de violência teve redução significativa no Brasil, e a região do Nordeste se destaca com maior diminuição de morte no país. É o que aponta os estudos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). 

Algumas medidas estratégicas adotadas pelos governos federal e estadual, tais como a transferência de detentos perigosos e chefes de facções para presídio da Polícia Federal contribuíram para a retomada do controle da segurança pública no país.  E segundo o IPEA, no primeiro semestre de 2018 houve 27.371 assassinatos, já em 2019 os números caíram para 21.289, uma redução de 25% em comparação com o mesmo período. 

O Nordeste é responsável por mais da metade da queda no número de mortes, com 3.244 registros, o que corresponde a 53% do total do país. Para o pesquisador do IPEA e especialista em segurança pública, Daniel Cerqueira, a mudança no sistema de repressão, substituindo o policiamento tradicional pelo modelo investigativo contribui para mapear com inteligência e informação, os autores de homicídios e grupos de extermínios.

“Não vamos conseguir resolver o problema simplesmente colocando polícia na rua para prender ladrões de galinha, a gente tem que prender grandes criminosos, e eles não serão presos por policiamento ostensivo, e sim por inteligência e informação qualificada”, pontuou Cerqueira. Ele ainda afirma que as experiências nacionais e internacionais que deram certo devem servir de exemplo para o país.

Cerqueira também destacou a educação e a união entre agentes sociais e políticos como a principal forma de prevenir a violência. “Há de ter uma intervenção social. Não é possível garantir a sustentabilidade das ações se não parar a fábrica de produção de criminosos, forjada no abandono de algumas comunidades, em que crianças são criadas sem qualquer condição de desenvolvimento socioemocional” afirma. 

Uma pesquisa desenvolvida através Núcleo de Estudos de Violência da Universidade de São Paulo e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que os estados de Sergipe, Rio Grande do Norte e Cerará tiveram queda superior a 30%, totalizando em 6.082 mortes, onde apenas o Ceará responde a 1/5 destes óbitos. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário