• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Região Nordeste ganha mais 120,2 mil beneficiários de planos de saúde e destaca cuidados na pandemia

Região Nordeste ganha mais 120,2 mil beneficiários de planos de saúde e destaca cuidados na pandemia

Na Bahia, beneficiários indicaram insegurança e busca por conforto como fatores para adesão

Às

Região Nordeste ganha mais 120,2 mil beneficiários de planos de saúde e destaca cuidados na pandemia

Foto: Divulgação

A região Nordeste teve um resultado positivo em relação ao aumento de novos beneficiários nos planos de saúde: um total de mais de 120,2 mil novos clientes nos últimos nove meses, período de junho de 2020 a março deste ano. Esse total se une ao 1,3 milhão de novos beneficiários em todo o país. 

Uma análise feita pela Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), baseada em dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), aponta que a maioria dos estados do Nordeste apresentaram alta, sendo que a Bahia ganhou mais 18,8 mil beneficiários.

Entre esses 18,8 mil está o estudante Pedro Augusto, de 23 anos, que contou ao Farol da Bahia que aderiu ao plano de saúde depois de ter tido uma gripe severa em meio à pandemia. 

“Eu não tinha plano de saúde e depois que eu peguei uma gripe forte preferi fazer um plano básico para tentar evitar os hospitais públicos, que teve muita lotação no início por causa da pandemia. Foi mais por um sentimento de medo mesmo e por segurança”, disse o estudante.

Funcionária de uma escola, Rosa Santos, de 67 anos, também faz parte do grupo de novos beneficiários. Ela, que sempre fez atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), disse que aderiu ao plano também por receio de ser contaminada e apontou o descaso com o investimento na rede pública de saúde.

“Sempre fui muito bem atendida pelo SUS, pra tirar meus remédios e para fazer minhas consultas de rotina, mas essa pandemia me deixou assustada e fiquei com muito medo de ser infectada. Graças a Deus não tive nada, mas caso eu tivesse, queria estar em um hospital que me trouxesse conforto. Infelizmente os governantes não investem na saúde pública para fornecer um atendimento digno para a população”, pontuou Rosa.

Rosa, inclusive, faz parte da faixa etária acima de 59 anos que mais representou os novos beneficiários entre março e dezembro do ano passado: um aumento de 3,8% em relação aos planos coletivos empresariais. Em relação aos planos coletivos por adesão, o percentual teve alta de 1,84%. Já para os planos individuais e familiares, o crescimento foi de 2,65%.

Dados nacionais
Ao todo, o Brasil fechou o mês de março com 48 milhões de beneficiários, número acima dos 46,7 milhões de beneficiários de junho de 2020, considerado o patamar mais baixo do ano.

Em relação aos planos em todo o país, o destaque foi para os planos coletivos, aqueles que são empresariais ou por adesão, que passaram de 37,7 milhões para 38,9 milhões, indicando uma alta de 3,19%. Em contrapartida, os planos individuais tiveram números pouco expressivos, um crescimento de 0,60%, passando de 9,013 milhões para 9,067 milhões de beneficiários.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário