/

Home

/

Notícias

/

Coronavírus

/

Reinfecção: estudo aponta 1ª morte pela Covid-19 em paciente de Sergipe

Notícias
Coronavírus

Reinfecção: estudo aponta 1ª morte pela Covid-19 em paciente de Sergipe

Estudo foi publicado no Journal of Infection

Por Da Redação
Reinfecção: estudo aponta 1ª morte pela Covid-19 em paciente de Sergipe
Foto: Reprodução

A morte de um sergipano de 44 anos em decorrência da Covid-19 em Aracaju (SE), se tornou o primeiro caso documentado do tipo causado pela doença no país. Ainda não há conclusões se a morte se trata de uma reinfecção ou uma recidiva (quando o vírus de uma mesma infecção volta a atacar o corpo. O estudo foi publicado na última sexta-feira (12), no Journal of Infection. 

O artigo apresenta o relato de 32 casos de recorrência da doença entre pacientes que atuam como profissionais de saúde no estado, onde inclui um caso comprovado de reinfecção por linhagens diferentes no Brasil, registrado em julho de 2020, que seria o primeiro do país.  

No entanto, o primeiro caso até então pelo Ministério da Saúde de reinfecção ocorreu em 23 de outubro de 2020 em uma médica do Rio Grande do Norte.  

O paciente sergipano atuava em um hospital de urgência de Aracaju e teve o primeiro teste RT-PCR positivo feito no dia 8 de maio de 2020. Mas, após um mês depois, ele voltou a apresentar os sintomas da Covid-19, e no dia 13 de junho, outro exame deu positivo. No entanto, dessa vez, a doença se apresentou de forma grave e ele foi internado e morreu no dia 2 de julho. 

"É um resultado importante porque o vírus está associado à morte numa recorrência. No primeiro episódio foi um caso bem leve. Ele voltar a apresentar sintomas da doença nesse intervalo já é algo incomum, e com o desfecho morte é inédito", diz o chefe do Laboratório de Imunologia e Biologia Molecular do Hospital Universitário de Sergipe, Roque Pacheco de Almeida. 

O estudo publicado no Journal of Infection pesquisou outros pacientes e descreveu 33 casos de pacientes que tiveram recorrência da doença. As amostras analisadas foram coletadas entre maio e julho de 2020. No caso do estudo, 93% são profissionais de saúde que tiveram a recorrência.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102