Reino Unido aumenta arsenal nuclear pela primeira vez em décadas
País vai elevar total de ogivas para 260, cerca de 40% a mais do que o patamar atual

Foto: AFP
O governo do Reino Unido decidiu, nesta terça-feira (16), aumentar o tamanho máximo do arsenal nuclear pela primeira vez desde a queda da União Soviética. Atualmente, o número máximo de ogivas estocadas pelo país é de 180, mas elas passarão para 260, o que significa um aumento de cerca de 45%. O Reino Unido fez uma revisão estratégica de segurança, defesa e política externa.
Esta revisão, a primeira desde a saída do Reino Unido da União Europeia, é uma das mais importantes desde a Guerra Fria. Essas mudanças são justificadas por uma "crescente gama de ameaças tecnológicas e doutrinárias", segundo o documento do governo.
O texto de 100 páginas aponta a Rússia como uma grande ameaça ao país e demonstra o desejo de concentrar esforços geopolíticos na região Indo-Pacífica. "A história mostra que as sociedades democráticas são os defensores mais fortes de uma ordem internacional aberta e resiliente", diz Boris Johnson no prefácio. "Para estarmos abertos, também devemos estar seguros", acrescentou.
Segundo ele, isso exige o fortalecimento do programa nuclear britânico. "Como as circunstâncias e ameaças mudam com o tempo, devemos manter um nível mínimo e confiável de dissuasão", disse nesta terça-feira(16), antes da publicação do relatório, o ministro das Relações Exteriores, Dominic Raab, questionado pela rede BBC. "É a última garantia, a apólice de seguro definitiva contra as piores ameaças de Estados hostis", completou.


