Reino Unido dá 48 horas para França recuar em operação de navios pesqueiros no Canal da Mancha
Paris considera ter direito sob os termos do acordo do Brexit

Foto: Reprodução
O governo britânico deu 48 horas para que a França recue em uma disputa envolvendo a operação de navios pesqueiros no Canal da Mancha. O embate pode levar a uma briga aberta entre a segunda e a terceira maior economia do continente europeu. Em resposta, o presidente francês, Emmanuel Macron, defendeu as negociações e sugeriu que poderá adiar eventuais retaliações.
Os franceses reclamam da demora dos britânicos em conceder licenças para que embarcações do país pesquem dentro das águas territoriais britânicas, especialmente perto das ilhas anglo-normandas, mais próximas da França do que do Reino Unido. Paris considera ter direito sob os termos do acordo do Brexit.
Já Londres, diz que somente poderá fornecer tais licenças a embarcações que comprovem já ter pescado nesses territórios anteriormente, como forma de evitar a emissão de novas permissões.
Nas últimas semanas, a França vem ameaçando impor medidas práticas, como maiores controles sanitários sobre mercadorias britânicas e vetar navios do Reino Unido em alguns de seus portos.