Reino Unido deve solicitar no G7 a ampliação do prazo de retirada de tropas no Afeganistão
Joe Biden tinha posto uma data fixa para evacuação final de pessoas de Cabul

Foto: Getty Images
O primeiro-ministro Boris Johnson vai solicitar ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden para estender o prazo para evacuação de pessoas do Afeganistão.
Boris disse ter convocado para amanhã (24) uma reunião virtual dos líderes do G7 para discutir a crise no Afeganistão e pediu para os governantes encontrarem formas de evitar que as condições piorem. O Reino Unido possui a liderança rotativa do G7, que também inclui EUA, Itália, França, Alemanha, Japão e Canadá.
"É vital que a comunidade internacional trabalhe em conjunto para garantir retiradas seguras, evitar uma crise humanitária e apoiar o povo afegão para garantir direitos conquistados nos últimos 20 anos", destacou o primeiro-ministro no Twitter, no último domingo (22).
De acordo com o ministro das Forças Armadas do Reino Unido, James Heappey, ainda existem aproximadamente 4 mil pessoas elegíveis para migrar para o país. A ideia inicial dos EUA é que a retirada de tropas seja finalizada no dia 31 de agosto.
"Nós aprendemos na última semana que os prazos planejados nem sempre estão completamente sob nosso controle", disse Heappey. Ele afirmou que quanto mais tempo, maior será o número de pessoas retiradas de Cabul.