• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Relator apresenta nova versão do IR para tentar votar projeto nesta quarta-feira (11)

Relator apresenta nova versão do IR para tentar votar projeto nesta quarta-feira (11)

A nova proposta de Sabino estima um corte de 9,5 pontos percentuais no imposto cobrado das empresas

Por Da Redação
Às

Relator apresenta nova versão do IR para tentar votar projeto nesta quarta-feira (11)

Foto: Reprodução/G1

O relator Celso Sabino (PSDB-PA), em busca de conquistar o apoio de estados e municípios que alegam perdas de arrecadação, diminuiu o tamanho do corte do imposto cobrado das empresas e compensou com a redução da alíquota da Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL). 

O Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz), ainda assim, prevê que os estados e municípios percam cerca de R$ 23,1 bilhões nos repasses para os fundos de participação.

A nova proposta de Sabino estima um corte de 9,5 pontos percentuais no imposto cobrado das empresas, ante 12,5 sinalizados na versão anterior.

A mudança aconteceria de forma gradual, a alíquota base cairia dos atuais 15% para 6,5% em 2022 e 5,5% em 2023. Dessa forma, haveria uma redução de 1,5 p.p. na CSLL, cuja alíquota cairia de 9% para 7,5% no ano que vem. Essa mudança foi introduzida nesta versão do parecer. A carga tributária para as empresas ficaria em 23%, alinhada com a média dos países da OCDE.

As mudanças foram feitas para diminuir as resistências de estados, municípios e empresas à proposta. No entanto, os estados já informaram que não apoiam o texto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário