• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Relator do processo contra Eduardo Bolsonaro votou a favor da urgência do PL da Anistia e da PEC da Blindagem

Relator do processo contra Eduardo Bolsonaro votou a favor da urgência do PL da Anistia e da PEC da Blindagem

Escolha foi defendida pelo presidente do Conselho de Ética

Por Da Redação
Às

Atualizado
Relator do processo contra Eduardo Bolsonaro votou a favor da urgência do PL da Anistia e da PEC da Blindagem

Foto: Wesley Amaral/Câmara dos Deputados

O deputado Delegado Marcelo Freitas (União Brasil-MG) foi designado relator do processo que pode resultar na cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) na Câmara dos Deputados. Parlamentar de segundo mandato, Freitas já votou favoravelmente a propostas alinhadas ao bolsonarismo, como a urgência do Projeto de Lei da Anistia, renomeado para PL da Dosimetria, e a PEC da Blindagem.

Schiochet justificou a escolha afirmando que a decisão buscou garantir imparcialidade no colegiado. “Na nossa visão, a gente não pode deixar o colegiado ser influenciado por questões externas. Isso pesou muito na escolha do deputado Delegado Marcelo Freitas, tenho certeza de que vai seguir a imparcialidade. E é isso que precisa ter, atentar-se aos fatos e ao mérito da questão, e não à exposição externa”, declarou em entrevista ao Acorda, Metrópoles.

O PL da Dosimetria tramita em regime de urgência e pode ser votado diretamente no plenário da Câmara, sem passar por comissões temáticas, mas o presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), ainda não marcou a data.

Já a PEC da Blindagem foi rejeitada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado de forma unânime e arquivada pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Antes disso, o texto havia sido aprovado na Câmara em dois turnos, com 353 votos a favor, 134 contrários e uma abstenção no primeiro, e 344 votos a 133 no segundo.

Freitas foi eleito pela primeira vez em 2018, quando estava filiado ao PSL, partido pelo qual Jair Bolsonaro venceu a disputa presidencial naquele ano. Em 2022, foi reeleito pelo União Brasil, mesma legenda do presidente do Conselho de Ética da Câmara, Fabio Schiochet (SC).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário