Relatório da OMS aponta que Brasil lidera casos de dengue globalmente
Do total de casos no país, 1.474 são de dengue grave

Foto: Divulgação / Fiocruz
Relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), apontou que o Brasil lidera globalmente os casos de dengue em 2023, com 2,9 milhões de registros, representando mais da metade dos casos mundiais. A crise climática é apontada como fator relevante, elevando as temperaturas e possibilitando a sobrevivência do mosquito Aedes aegypti em novos ambientes.
Do total de casos no país, 1.474 são de dengue grave, correspondendo a 0,05% do total. O Brasil fica em segundo lugar na região com mais casos graves, atrás apenas da Colômbia. No mundo, mais de 5 milhões de infecções por dengue foram relatadas, resultando em 5 mil mortes.
A incidência de casos está concentrada principalmente nas Américas, com o Brasil liderando seguido por Peru e México. Outros países, como França, Itália e Espanha, também reportaram casos de transmissão, indicando a propagação interna da doença, não proveniente do exterior.
Os sintomas da dengue incluem febre alta, dores no corpo, atrás dos olhos, mal-estar, perda de apetite, dores de cabeça e manchas vermelhas na pele. O Ministério da Saúde recomenda a eliminação de criadouros do mosquito e medidas de proteção contra picadas, especialmente em áreas de transmissão, pois o Aedes aegypti é mais ativo durante o dia.


