Relatório da ONU aponta que 269 mi pessoas usaram drogas em 2018

Pandemia causa impacto no tráfico de drogas

Por Da Redação
Ás

Relatório da ONU aponta que 269 mi pessoas usaram drogas em 2018

Foto: Agência Brasil

De acordo com o Relatório Mundial de Drogas 2020 do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC),  cerca de 269 milhões de pessoas usaram drogas no mundo em 2018, um aumento de 30% em comparação com 2009. O documento, que foi divulgado no fim de junho, aponta que mais de 35 milhões de pessoas sofrem de transtornos associados ao uso de drogas. 

A cannabis, conhecida como maconha, foi a substância mais consumida no mundo em 2018, com uma estimativa de 192 milhões de usuários, segundo o relatório. Já os opioides, continuam sendo os mais nocivos, pois na última década o número total de mortes por transtornos associados ao uso dessas substâncias teve alta de 71% , um aumento de 92% entre as mulheres e de 63% entre os homens.

Segundo a pesquisa,  o fechamento de fronteiras e outras restrições relacionadas a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, causaram escassez de drogas nas ruas, o que leva ao aumento de preços e à redução da pureza das substâncias. Além disso, o aumento do desemprego e a queda de oportunidades podem afetar desproporcionalmente as camadas mais pobres, deixando-as mais vulneráveis tanto ao uso quanto ao tráfico e cultivo de drogas para obterem sustento.

Com isso, os traficantes devem ter de encontrar novas rotas e métodos e as atividades ligadas ao tráfico e remessas por correio aumentariam, apesar de a cadeia de suprimentos postais internacionais ter sido interrompida. O documento ainda chama atenção para os riscos, em cenário de crise, de os governos cortarem gastos para prevenção e tratamento.

Durante o período de 2000 a 2018, o uso de drogas aumentou muito mais rapidamente entre os países em desenvolvimento do que nos países desenvolvidos. Ainda de acordo com o relatório, adolescentes e jovens representam a maior parcela de usuários. 


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário