• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Relatório da ONU pede ações urgentes para tornar as cidades mais seguras para mulheres

Relatório da ONU pede ações urgentes para tornar as cidades mais seguras para mulheres

Assédio sexual e falta de acesso a instalações adequadas são os problemas mais recorrentes

Por Da Redação
Às

Relatório da ONU pede ações urgentes para tornar as cidades mais seguras para mulheres

Foto: Agência Brasil

Um relatório publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Pnud, e a Universidade de Liverpool revela que as cidades são, muitas vezes, ambientes hostis e inseguros para mulheres. O documento pede ação urgente para remover o preconceito de gênero embutido nas áreas urbanas e melhorar a segurança e o acesso à saúde, educação e ao emprego às mulheres.

O relatório é baseado em experiências de mulheres em todo o mundo, bem como em uma revisão completa de dados e pesquisas, para identificar questões e recomendações com base nos quatro temas críticos: segurança e proteção, justiça e equidade, saúde e bem-estar e enriquecimento e realização.

As principais questões incluem o assédio sexual em espaços públicos, refletido pelas experiências de 97% das mulheres de 18 a 24 anos no Reino Unido, e a falta de acesso a instalações adequadas, com um terço das mulheres em todo o mundo sem banheiros adequados.

Além disso, segundo o levantamento, o preconceito de gênero embutido nas cidades também se reflete na homenagem aos heróis do passado e do presente por meio de monumentos públicos, com apenas 2% ou 3% das estátuas representando mulheres em todo o mundo.

As mulheres também não estão bem representadas nas principais decisões que afetam o meio ambiente futuro para todos. Apenas cerca de um em cada sete ministérios do setor ambiental em todo o mundo sendo liderados pelo grupo.

Focadas em soluções, as recomendações fornecem aos tomadores de decisão e profissionais urbanos as ferramentas necessárias para ir além da mera consulta e envolver ativamente as mulheres em todas as etapas do projeto e planejamento da cidade. As recomendações examinam todas as necessidades e aspirações das mulheres, bem como a segurança, mostrando como questões como discriminação de gênero, falta de acesso à educação de qualidade e oportunidades de emprego, ou moradia e infraestrutura essencial, as afetam negativamente.

O relatório traz sugestões ​​para os principais tomadores de decisão e profissionais urbanos sobre como projetar e planejar áreas urbanas mais inclusivas, seguras e equitativas para as mulheres, o que gera benefícios para todos. Foram incluídos exemplos de projetos em todo o mundo que obtiveram sucesso ao abraçar a participação das mulheres, como iniciativas em Atenas, na Grécia, Cochabamba, na Bolívia e Bogotá, Colômbia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário