Relatório dos dados sobre a eficácia da CoronaVac é adiado novamente

Previsão inicial era de que os dados fossem apresentados no 15 desse mês

Por Da Redação
Às

Relatório dos dados sobre a eficácia da CoronaVac é adiado novamente

Foto: Getty Images

Mesmo afirmando em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (23), que a vacina CoronaVac é eficaz, o governo de São Paulo adiou novamente, a divulgação dos dados sobre a eficácia do imunizante desenvolvido pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac. A previsão inicial era de que os dados sobre a eficácia do imunizante fossem apresentados no dia 15 de dezembro, mas a data foi adiada para esta quarta-feira (23).

De acordo com o Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, além de comprovar que a vacina é segura, o que já havia sido demonstrado nas fases anteriores, o estudo de fase 3 mostrou que a vacina é eficaz. "Recebemos também os dados de eficácia. Nós atingimos o limiar da eficácia que permite o processo de solicitação de uso emergencial, seja aqui no Brasil, seja na China".

Segundo Covas, a divulgação dos dados foi adiada por causa de uma cláusula existente no contrato assinado entre a Sinovac e o governo de São Paulo. "Temos um contrato com a Sinovac que especifica que o anúncio deste número precisa ser feito em conjunto, no mesmo momento. Então ontem mesmo apresentamos esses números à nossa parceria que, no entanto, solicitou que não houvesse a divulgação do número pelo motivo que eles necessitam analisar cada um dos casos para poder aplicar esses casos à agência NMPA, que é a Anvisa da China".

Também estava previsto para esta quarta (23) o envio dos dados de eficácia à Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Segundo Dimas Covas, o envio dos resultados à Anvisa vai ocorrer apenas após a Sinovac analisar os resultados enviados pelo Butantan nesta quarta (23). 

Apesar do atraso, o secretário de Saúde do estado de São Paulo, Jean Gorinchteyn, voltou a dizer que a vacinação no estado terá início no dia 25 de janeiro. O começo da campanha de vacinação estadual, no entanto, depende da aprovação da vacina pela agência regulatória.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário